Hoje vamos falar sobre os carrapatos, pragas que podem ser muito perigosas para nós e mais ainda para nossos pets. Você sabe como controlar os carrapatos? Sabe como retirar o carrapato da pele de um cachorro? Confira abaixo!
- Carrapatos pertencem ao grupo dos Aracnídeos e a ordem Acari. Estudos revelam que eles existem a cerca de 90 milhões de anos!
- São de pequeno tamanho, medindo de 0,25 mm até 2 cm, dependendo da espécie e da fase de desenvolvimento que se encontram. Geralmente têm a forma oval e quando estão em jejum são planos no sentido dorso-ventral, porém após se alimentarem ficam convexos e até esféricos.
- Se alimentam de sangue dos seus hospedeiros, como cachorros; por isso, são chamados de “hematófagos”.
- Podem ser encontrados em diversas áreas com vegetação presente ou se abrigando em estruturas edificadas, em climas úmidos e secos. O carrapato mais comum de cães no Brasil é o carrapato marrom, que é urbano.
- Através de suas picadas, são responsáveis pela transmissão de diversos agentes patogênicos que poderão provocar doenças tanto em animais quanto no ser humano.
- Quando o carrapato está em um animal, é recomendado usar carrapaticida e não apenas retirá-lo, pois ele pode resistir à retirada e alguma parte do seu corpo acabar ficando alojada na pele do animal, causando alergias.
- Após a retirada, não é recomendado pisar ou espremer os ovos, pois com essa atitude pode espalhar o carrapato pela casa. A maneira correta é colocá-lo em um vidro com álcool.
Agora, se você está com suspeita desta praga na sua casa ou escritório, entre em contato com a unidade Controlinset mais próxima de você!
E para mais informações e dicas, continue acompanhando nossos conteúdos semanais em nosso site, redes sociais ou entre em contato conosco!
Contato das unidades Controlinset:
Piracicaba (19) 3434-4003
Sertãozinho (16) 3942-2210
São Paulo (11) 3399-2722
Santos (13) 3291-1076
Instagram: www.instagram.com/controlinset