Selecionamos sempre a combinação entre produtos e técnicas de aplicação que seja mais eficiente e segura, garantindo que não haverá uso de produtos em excesso (para não causar intoxicações) e também não utilizar produtos em quantidade insuficiente (o que causaria baixa eficiência no tratamento). A forma de tratamento varia de acordo com a praga em questão e o local a ser tratado. Embora o termo se refira a insetos, há também tratamento contra aracnídeos (aranhas, escorpiões e carrapatos).

A Controlinset utiliza produtos de uso profissional (exclusivos para empresas especializadas em Controle de Pragas), em várias formulações, mas sempre de fabricantes idôneos, que apresentam testes de eficiência e de segurança à saúde humana e ao meio ambiente.

Com relação aos equipamentos, utilizamos: polvilhadeiras, pulverizadores manuais e motorizados, atomizadores, termonebulizadores, aplicadores de iscas-gel e outros equipamentos que são selecionados caso a caso considerando as particularidades de cada cliente e de cada situação.