É realizada através de utilização de iscas químicas, raticidas de contato e armadilhas atóxicas quando a situação assim exigir. Realizamos vistoria dos pontos de iscagem, reposição das iscas ou armadilhas onde houver necessidade e fornecimento de orientações aos clientes.As iscas químicas são o método mais eficiente para controle de roedores. Os princípios ativos são anticoagulantes sanguíneos, cujo antídoto é a vitamina K1.

Sua ação tóxica se desenvolve lentamente no organismo dos animais, de forma que ao morrerem (em média sete dias após a ingestão do raticida), os demais roedores do grupo não mais associam a morte do indivíduo, que eles utilizam como cobaia, à ingestão daquele material, e todos se alimentam do produto, ocasionando um controle mais completo.

Esta característica é fundamental para o controle dos roedores maiores: Rattus rattus (rato preto, ou de telhado) e Rattus norvegicus (ratazana), que são mais cautelosos, vivem em grupos organizados e possuem indivíduos cobaias para experimentar alimentos novos.

Não existe controle eficiente de roedores sem a participação do cliente através da adoção de medidas preventivas, por isso o trabalho de orientação ao cliente, realizado pela Controlinset, é uma parte fundamental para o sucesso e durabilidade deste trabalho. A simples instalação de iscas ou armadilhas não dá uma “garantia” de que o local estará completamente isento dessas pragas, porém, seguindo as orientações preventivas, obtém-se o controle desejado.